SEEACONCE realiza grande manifestação e fecha o trânsito, cobrando de Sarto e da Prefeitura pagamento de salários de terceirizados da SME e da SMS

 

Protestando contra o atraso do salário de dezembro e de direitos como vale-alimentação e transporte, centenas de trabalhadores e trabalhadoras de asseio e conservação atuantes em escolas municipais e em outros espaços das secretarias municipais de Educação e de Saúde estão reunidos em frente ao Paço Municipal, sede da Prefeitura de Fortaleza, desde as 10h da manhã desta quarta-feira, 10/1. Desde as 7h da manhã desta os trabalhadores se concentraram na sede do Seeaconce, na Rua São Paulo, de onde marcharam rumo à Prefeitura, para exigir o pagamento dos débitos.

Profissionais contratados pelas empresas Fortal, Vespa, Rent e Mais Serviços, por sua vez contratadas pela Prefeitura de Fortaleza, estão sofrendo com esse novo atraso de pagamentos. Profissionais contratados pela empresa Servnac e que prestam serviço à Secretaria Municipal de Saúde também participam da manifestação e denunciaram estar tendo seguidos atrasos de salários, desde outubro de 2023.

Depois de manifestações em dezembro, inclusive de ocupação da escadaria da Secretaria de Finanças do Município (Sefin), por atraso de salário naquele mês, posteriormente pago pelo Município, os trabalhadores voltaram a se mobilizar nesta quarta, diante de novo problema: o atraso do salário de dezembro, do vale-alimentação e do transporte.

Os trabalhadores deveriam ter sido pagos até o quinto dia útil de janeiro mas chegaram ao dia 10 sem poder pagar suas contas, cumprir com seus compromissos, colocar comida na mesa e quitar as diversas despesas necessárias para a sobrevivência da família.

Para Penha Mesquita, presidente do Seeaconce, essa situação é inaceitável. A Prefeitura de Fortaleza precisa resolver imediatamente o problema e garantir urgentemente o pagamento dos trabalhadores e trabalhadoras.

O Seeaconce continuará buscando todas as medidas possíveis para resolver a situação, tanto na Justiça quanto realizando novas manifestações, como nesta quarta-feira.

“Os trabalhadores estão sendo desrespeitados pelo prefeito de Fortaleza. Precisamos de uma solução urgente!”.

O Seeaconce e trabalhadores reunidos em comissão foram recebidos pelo secretário de Planejamento, Pessoal, Organização e Gestão da Prefeitura, João Marcos, ao final da manhã, mas não houve acordo nem confirmação de prazo para o pagamento dos salários. Assim, a categoria optou por continuar mobilizada em frente ao Paço Municipal, fechando o trânsito, até que haja resposta concreta sobre quando o salário e os direitos serão pagos. Confira nova matéria a respeito da reunião, no site do Seeaconce.