Nova diretoria do SEEACONCE tomou posse nesta quinta, 3/3, reforçando unidade da luta para defender os trabalhadores e contribuir para mudar o Brasil

postado em: Notícias | 0
(Confira galeria de fotos da solenidade de posse: (14) Facebook )
A nova diretoria do SEEACONCE, o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação, Locação e Administração de Imóveis Comerciais, Condomínios e Limpeza Pública do Estado do Ceará, tomou posse em solenidade concorrida, realizada na manhã desta quinta-feira, 3/3, na sede da entidade, no Centro de Fortaleza.
Penha Mesquita foi empossada presidente do Sindicato e líder da direção, que reúne 50 integrantes, sendo 14 mulheres, e terá mandato até março de 2026. Parlamentares, secretários, lideranças sindicais e partidárias fizeram questão de comparecer e destacar a importância do momento, desejando sucesso à nova gestão.
A luta em defesa dos direitos das trabalhadoras e contra a violência, a desigualdade e o preconceito à mulher foi particularmente destacada pela nova presidente da entidade, assim como o trabalho para garantir e ampliar direitos e para mudar a realidade de nosso País, que desde 2016 vivencia sucessivas perdas para os direitos trabalhistas, previdenciários, aumento da fome e da miséria, do desalento e da desesperança.
“Neste grande desafio, neste tempos em que direitos dos trabalhadores estão sendo retirados, vamos seguir firmes na luta. Teremos uma grande diretoria para nos apoiar nesta luta, construir essa luta com as categorias representadas pelo SEEACONCE”, destacou Penha Mesquita, que se emocionou no início de sua fala, ao agradecer a todos da diretoria e a todos os colaboradores e colaboradoras do sindicato, bem como à família, presente em sua grande maioria – inclusive com a netinha, recém-nascida.
“O Sindicato tem mais de 30 anos de existência, dos quais estivemos participando diretamente dessa luta em 26 anos. Passamos por vários momentos de enormes desafios. E mais recentemente pela pandemia e pela necessidade de reagir a tantos ataques aos direitos dos trabalhadores. O desafio de manter os direitos que alcançamos com muita luta e de reconquistar direitos que foram retirados ao longo desses últimos anos”, acrescentou Penha Mesquita.
Ampla votação: ainda mais responsabilidade
Josenias Gomes, que se despediu do cargo de presidente do SEEACONCE e seguirá integrando a diretoria, também destacou a resiliência dos trabalhadores em meio à pandemia, à crise ética, crise política e de desemprego e precarização do trabalho.
“A companheira Penha Mesquita, junto com essa diretoria que tomou posse hoje, vai conduzir a entidade até março de 2026 e com certeza desempenhará um bom papel. Todos os trabalhadores que votaram, mais de 98% dos votos válidos, nos dão uma grande responsabilidade. Temos um compromisso ainda maior com esses trabalhadores e vamos fazer por onde seguir merecendo essa confiança”, ressaltou.
“As empresas que desrespeitam direitos, que não pagam verbas rescisórias, férias, FGTS, nos aguardem! O Sindicato seguirá atento na defesa dos trabalhadores e cobrando esses direitos. Os trabalhadores estarão bem representados”
Presenças e apoio: representatividade
O secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Carlos Décimo, parabenizou Penha Mesquita e todos da nova diretoria do SEEACONCE, frisando que o momento é de declarar guerra ao desemprego, à retirada de direitos, à desesperança, e de defender o trabalhador, de buscar um novo momento para o País, neste decisivo ano de 2022.
O ex-senador Inácio Arruda cumprimentou Penha Mesquita e o conjunto dos diretores e diretoras, destacando a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e o histórico de Penha nessa batalha.
A deputada estadual Augusta Brito parabenizou Penha e a nova direção por ressaltarem as pautas da defesa das mulheres, as mais prejudicadas pelo desrespeito aos direitos trabalhistas, pela desigualdade e pela violência em uma sociedade de profundo machismo estrutural.
Anízio Melo, do Sindicato Apeoc, dos professores e professoras, ressaltou a unidade da luta para combater a retirada de direitos, a precarização do trabalho, os inúmeros prejuízos aos trabalhadores impostos pela gestão de Bolsonaro. Ele adiantou que há esforços para construir uma possível filiação do Sindicato Apeoc à CTB, a Central das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Brasil.
Luciano Simplício, da direção da CTB Ceará e presidente da comissão eleitoral, agradeceu pela confiança na escolha para compor a comissão e parabenizou Penha Mesquita e todos os eleitos, desejando sucesso na nova gestão.
Luis Carlos Paes, dirigente do Comitê Estadual do PCdoB, fez uma análise sobre os conflitos na Ucrânia, chamando atenção para o discurso parcial da grande imprensa brasileira, e frisou que o Brasil também sofre, historicamente e na atualidade, com a interferência norte-americana. Destacou ainda as mais de 650 mil mortes por Covid como um dos absurdos do governo Bolsonaro, que precisa ser derrotado com a união da classe trabalhadora.
Evaldo Lima, secretário executivo da Cultura de Fortaleza, destacou artigo publicado por Penha Mesquita no jornal O Povo, de Fortaleza, nesta quinta-feira, 3/3, em que ela destaca as bandeiras de luta dos trabalhadores de limpeza pública, asseio e conservação e demais categorias representadas pelo SEEACONCE, frisando que muitos desses trabalhadores ganham baixos salários e lutam contra a “invisibilidade” aos olhos de grande parte da sociedade, precisando ser mais reconhecidos e valorizados por sua atuação.
Flores, café da manhã, MPB
O auditório do SEEACONCE recebeu diversos outros convidados e convidadas, que prestigiaram a solenidade de posse da nova diretoria. Um café da manhã reforçado com iguarias bem cearenses foi servido aos participantes. Flores e balões vermelhos e amarelos, reforçando as cores da identidade visual do sindicato, foram dispostos sobre as mesas, destacando a alegria dos diretores e da equipe do Sindicato em receber a todos para um momento festivo, em tempos de tantos desafios.
Os participantes foram acolhidos ao som de música popular brasileira. Todos utilizaram máscaras e álcool-gel, mantendo os cuidados necessários nestes tempos de continuidade da pandemia.
Números da eleição: grande reconhecimento
O SEEACONCE congrega categorias numerosas, como os garis e serventes, além de trabalhadores terceirizados de grandes empresas como a Cagece, de unidades de saúde e universidades, e dos trabalhadores de imobiliárias e condomínios.
A eleição foi realizada em dezembro de 2021, e a Chapa 1, que teve Penha Mesquita como candidata a presidente, obteve 4.609 votos, mais de 98% dos votos válidos. O número de eleitores votantes alcançou 70,42% dos eleitores aptos a votar, superando em muito o quórum necessário para a eleição da chapa.
Mais sobre Penha Mesquita
Maria da Penha Mesquita já integra a atual diretoria do SEEACONCE e, mais recentemente, foi eleita presidente, para a próxima gestão, que tem mandato de quatro anos. Será sua terceira gestão, não consecutiva, presidindo a entidade. Faz parte da categoria de trabalhadores de asseio e conservação desde 1988. Ingressou no sindicato após se destacar como organizadora e mobilizadora natural de servidores terceirizados do Banco do Nordeste, lutando contra o descumprimento de direitos como o vale-alimentação. Tem cinco filhos e um neto, nascido recentemente.
Na sua primeira gestão como presidente do sindicato, iniciada em 2006 e concluída em 2009, o SEEACONCE conquistou sua atual sede social, na Rua São Paulo, 1037. Penha também se destacou no movimento de luta das mulheres, tendo sido coordenadora da União Brasileira de Mulheres (UBM), além da frente de atuação sindical. Também presidiu o SEEACONCE entre 2012 e 2015.
Entre os colegas sindicalistas e trabalhadores, é conhecida pela coragem em manifestações de rua e pela disposição e habilidade para o diálogo com a base, visitando diariamente os locais de trabalho, como é prática da diretoria do sindicato como um todo.
É diretora da Contratuh, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, e da Fetrahnordeste, Federação Interestadual dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares. Integra o Conselho do Senac. É diretora da Central das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Brasil (CTB) no Ceará. Foi trabalhadora contratada pela empresa Exulta e, atualmente, integra os quadros da empresas SLS.
Mais sobre o SEEACONCE
Em 1987 foi criada a Associação dos Trabalhadores em Empresa de Asseio e Conservação do Estado do Ceará, por necessidade dos funcionários que necessitavam da organização em seu local de trabalho.
Em 1988 a entidade foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho como Sindicato dos Empregados em Empresa de Asseio e Conservação e Administração de Imóveis Comerciais, Residenciais, Flats, Imobiliária e Limpeza Pública do Estado do Ceará. Alcançou desde então grandes conquistas, como a primeira convenção dos trabalhadores terceirizados do estado do Ceará, com reconhecimento dos primeiros pisos da categoria, o dia 5 de outubro que foi nomeado o dia da categoria, vale-alimentação, auxílio-creche, redução do período aquisitivo das férias, entre outros benefícios, como anuênio, vale-alimentação, assistência médica e odontológica, Dia da Categoria com pagamento em dobro, direito a cesta básica, café da manhã no local de trabalho. O sindicato é filiado à Central das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Brasil (CTB).
(FOTOS : Divulgação/Rômulo Santos)