Saiba mais sobre Penha Mesquita, nova presidente do SEEACONCE

postado em: Notícias | 0

Maria da Penha Mesquita integra a atual diretoria do Seeaconce e, mais recentemente, foi eleita presidente, para a próxima gestão, que tem mandato de quatro anos, começando com a solenidade de posse, nesta quinta-feira, 3 de março, às 9h, na sede do sindicato. Será sua terceira gestão, não consecutiva, presidindo a entidade.

Penha faz parte da categoria de trabalhadores de asseio e conservação desde 1988. Ingressou no sindicato após se destacar como organizadora e mobilizadora natural de servidores terceirizados do Banco do Nordeste, lutando contra o descumprimento de direitos como o vale-alimentação. Tem cinco filhos e um neto, nascido recentemente.

Na sua primeira gestão como presidente do sindicato, iniciada em 2006 e concluída em 2009, o Seeaconce conquistou sua atual sede social, na Rua São Paulo, 1037. Penha também se destacou no movimento de luta das mulheres, tendo sido coordenadora da União Brasileira de Mulheres (UBM), além da frente de atuação sindical. Também presidiu o Seeaconce entre 2012 e 2015.

Entre os colegas sindicalistas e trabalhadores, é conhecida também pela coragem em manifestações de rua e pela disposição e habilidade para o diálogo com a base, visitando diariamente os locais de trabalho, como é prática da diretoria do sindicato como um todo.

É diretora da Contratuh, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, e da Fetrahnordeste, Federação Interestadual dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares. Integra o Conselho do Senac. É diretora da Central das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Brasil (CTB) no Ceará. Foi trabalhadora contratada pela empresa Exulta e, atualmente, integra os quadros da empresas SLS.