Após 6 dias de paralisação, termina greve de garis de fortaleza

postado em: Notícias | 0

Terminou no final da tarde desta quarta (16), a greve de garis de Fortaleza, que havia começado no dia 10 de novembro. Os cerca de 800 (oitocentos) garis que prestam serviços à empresa Futurecom, contratada da Prefeitura de Fortaleza para realizar a limpeza de canteiros centrais, varrição e recolhimento de entulhos, estavam sem receber o salário do mês de outubro, cesta básica e outros direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho.


Segundo Maury Maia, presidente do Seeaconce, sindicato que representa a categoria, a decisão de entrar em greve ocorreu após vários meses de constantes atrasos. “Na verdade, a prefeitura tem um contrato com a empresa Marquise, que já atua como terceirizada para esse serviço e essa empresa quarteiriza o recolhimento de lixo, contratando empresas como a Futurecom. Os trabalhadores ficam desamparados, porque ninguém quer se responsabilizar por eles. Todo mês tem atraso, justo trabalhadores carentes e humildes, que têm apenas essa fonte de renda” e completa “trabalham em condições terríveis, sem equipamentos apropriados de segurança, sem identificação nas fardas”.


O pagamento foi realizado pela empresa Marquise no final da tarde desta quarta. Segundo afirmou o setor jurídico da empresa para o sindicato, não houve ainda o repasse da prefeitura para o pagamento desses salários. Na manhã desta quinta (17), os trabalhadores retornaram aos postos de serviços e o recolhimento de lixo segue normal na cidade.