Trabalhadores/as terceirizados/as aprovaram em assembleia reivindicações da Campanha Salarial 2024. Confira como foi e saiba os detalhes da proposta que será levada à mesa de negociações

Trabalhadores/as terceirizados/as representados/as pelo Seeaconce se reuniram em assembleia na noite de quinta-feira, 5/10, na sede do Seeaconce (Rua São Paulo, 1037, Centro), quando Penha Mesquita, presidente do Seeaconce, deu as boas-vindas a todos e todas, parabenizando pelo Dia da Categoria e enfatizando que naquele dia os trabalhadores têm direito a remuneração em dobro. Conquista do sindicato na convenção coletiva. A ser fiscalizada pela entidade e pelos trabalhadores e trabalhadoras, que devem ficar atentos ao contracheque recebido no começo de novembro, referente a outubro.

Penha Mesquita falou sobre a pedida da campanha salarial, a ser levada à mesa de negociações com o sindicato patronal. A assembleia aprovou por unanimidade a proposta da diretoria do Seeaconce, de reivindicar reajuste salarial pelo IPCA mais 4%, reajuste real em relação tambem ao futuro novo valor do salário mínimo, reajuste em todos os direitos atualmente existentes, e novas reivindicações, como a realização de homologações de demissão na sede do sindicato, e não na sede das empresas, para que os trabalhadores possam contar com mais apoio na hora de conferir os cálculos das verbas rescisórias, tendo auxílio para receber tudo a que tem direito, no valor exato.

Falando à categoria no auditório do Seeaconce, Penha Mesquita também detalhou os valores reivindicados para cada item, como cesta básica e auxílio-maternidade.

Josenias Gomes, integrante da diretoria, destacou a luta por melhores salários, com a reivindicação de correção salarial pelo IPCA, mais 4% de reajuste real. Detalhou como a inflação diminuiu na prática o poder de consumo dos trabalhadores, nos últimos anos, e destacou a certeza de mudanças com o novo Governo Federal, detalhando alguns avanços já conquistados, como a diminuição do preço dos alimentos e da gasolina.

A assembleia contou com a presença em massa da diretoria do Seeaconce, bem como de representantes da Central das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e de representantes de diversos outros sindicatos e instituições, como o Sintracondce, o Sintratel e o SindPD.
Penha Mesquita agradeceu pela presença de todos e também pela atuação dos servidores e servidoras do Seeaconce, empenhados em fazer o melhor para receber bem a categoria nas assembleias – com direito, inclusive – à tradicional canja de galinha, para reforçar a disposição de todos e todas. Além da luta, o momento de encontro, diálogo e confraternização, reforçando também os laços de união pessoal e de unidade nas reivindicações, também é importante para o fortalecimento do movimento sindical. Para mostrar aos patrões que a campanha salarial será intensa e que os trabalhadores estão unidos, focados e confiantes, prontos para lutar pelo atendimento às reivindicações.
A categoria aprovou por unanimidade autorização para que a diretoria do Seeaconce possa levar ao sindicato patronal a lista de reivindicações e negociar da melhor forma em prol dos trabalhadores e das trabalhadoras.
Reunião com as merendeiras
Após a assembleia, a presidente do Seeaconce, Penha Mesquita, agradecendo pela presença de todos e todas, inclusive diversas entidades sindicais fortalecendo a unidade na luta, se reuniu com trabalhadoras merendeiras. Penha deu informes sobre a continuidade da luta por adicional de insalubridade para as merendeiras das escolas públicas da rede municipal.

Na luta conte sempre com o Seeaconce. Juntos somos fortes!