Após muita luta, várias rodadas de negociação, forte campanha realizada pelo SEEACONCE e pelos/as trabalhadores/as, indicativo de greve, o sindicato conseguiu fechar a convenção coletiva dos trabalhadores de limpeza pública.
A definição sobre a convenção aconteceu nesta terça-feira, 18/4, dia do aniversário de 35 anos do nosso sindicato, em mais uma reunião entre o SEEACONCE e o SEEACEC, o sindicato patronal. Isso após várias rodadas sem acordo possível, diante da intransigência dos patrões, que só aceitavam corrigir os salários pelo IPCA (5,7%), enquanto o SEEACONCE reivindicava correção pelo INPC (5,9%) e mais um percentual de ganho real.
Pela convenção fechada nesta terça-feira, também haverá aumento em valores como o do vale-alimentação e o do café da manhã. Em breve o SEEACONCE informará mais detalhes sobre a nova convenção de limpeza pública, assim que forem encerrados preparativos para a devida tramitação e a publicação legal do texto.
O SEEACONCE fez questão de seguir na luta, todos os dias, em intensa campanha salarial, por não aceitar fechar convenção conforme os patrões queriam, o que levaria algumas faixas salariais iniciais a terem retrocesso, ficando até abaixo do salário mínimo, necessitando de complementação para chegarem ao valor do mínimo.
A presidente do SEEACONCE, Penha Mesquita, destacou ao longo dos últimos meses de forte luta pela campanha salarial que as convenções só seriam fechadas quando os patrões aceitassem a reivindicação de ganho real, ou seja, de ir além da mera reposição da inflação, e pelo índice mais baixo, que o sindicato patronal defendia. Essencial a correção pelo INPC, além de um percentual de ganho real. Por isso a luta seguiu por esses meses, apesar de toda a intransigência dos patrões.
O fechamento da convenção de limpeza pública é uma grande vitória dos trabalhadores, em um momento extremamente desafiador, também por preservar todos os direitos assegurados atualmente em convenção. Além de avançar no reajuste com ganho real.
Convenção de asseio e conservação
Fechada a convenção de limpeza pública, o SEEACONCE fará todos os esforços, agora, para fechar o mais breve possível a convenção de asseio e conservação. O objetivo é garantir que ambas as categorias tenham seu reajuste o mais rápido, e com ganho real, como defendido desde o início da campanha salarial.
Para isso, é essencial que todos/as continuemos na luta. A presença de cada trabalhador/a nas manifestações, visitas e paralisações nos locais de trabalho, a divulgação da campanha salarial nas redes sociais, o fortalecimento dessa bandeira são essenciais para mostrar aos patrões que estamos ainda mais fortes e unidos, na luta pelo reajuste com ganho real.
Vale destacar que os/as colegas receberão os valores de forma retroativa a janeiro, mês da data-base da categoria. Em breve o SEEACONCE informará mais detalhes sobre os percentuais de reajuste do salário e dos diversos itens/cláusulas econômicas.
SEEACONCE: JUNTOS SOMOS FORTES!
Fotos: visita da Diretoria do SEEACONCE à Ecofor G!, quinta-feira, 20/4/2023