Programação especial em homenagem às mulheres: confira trechos das falas da presidente do SEEACONCE, Penha Mesquita, e de outros/as participantes

postado em: Notícias | 0

Na programação especial realizada pelo SEEACONCE no sábado, 11/3, para homenagear as mulheres e destacar a luta contra a violência, o preconceito, as disparidades e os feminicídios, a presidente do sindicato, Penha Mesquita, destacou a importância da data e dos temas trabalhados. E agradeceu pela presença de todas!

 

“A gente precisa dizer que vocês não estão sós. Na bolsa que estamos entregando a cada participante desse encontro tem uma cartilha sobre como denunciar e sobre o que é violência doméstica. Nós, do sindicato, tratamos muitas vezes da questão trabalhista, mas também muitas vezes somos  meio psicólogas também, como destacou a colega Hirma (Lopes, também integrante da diretoria do sindicato)”, ressaltou Penha.

“Muitas vezes as companheiras chegam muito pra baixo e às vezes no trabalho elas conseguem adquirir forças, com as colegas. Muitas vezes chega trabalhadora aqui no setor jurídico e a gente conversa, chama pra sala, dá apoio… Então, contem conosco e com toda essa direção. Homens e mulheres estamos aqui em defesa das trabalhadoras. De ter dignidade, tanto no local de trabalho, como em casa, no dia a dia”, enfatizou a presidente do SEEACONCE.
“A gente tem que compartilhar com o esposo o nosso dia a dia. Mas tem coisa que a gente não precisa pedir que eles autorizem. Nós somos livres. Não somos objetos deles. Somos esposas, mães dos filhos, mas não precisamos pedir autorização do esposo pra fazer tudo. Hoje vemos na TV quantas mulheres são mortas por homens que não aceitam separações. Precisamos nos organizar para lutar contra isso. E se filiar e estar no sindicato também é importante para construir essa luta, também politicamente”, complementou.
Confira outras falas realizadas no evento em homenagem às mulheres:
Amadeus Paixão, integrante da Diretoria do SEEACONCE:
A história do 8 de março, de como ele surgiu, não foi por um motivo de alegria. Quero parabenizar todas as mulheres presentes aqui neste momento. Em nome da dona Socorro, quero parabenizar todas as mulheres. Trabalhadora da categoria por mais de 20 anos, filiada ao SEEACONCE, hoje aposentada. Mas sempre na luta!
Dona Socorro, trabalhadora aposentada, filiada histórica ao SEEACONCE:
Bom dia, companheiras e companheiros. Isso aqui só existe por causa de vocês. Às vezes temos dificuldade de reunir as trabalhadoras, pelas dificuldades em sair do trabalho, pra vir pro sindicato. Mas se vocês não vierem, não acontece nada. O sindicato precisa da presença de vocês. Agradeço a cada uma das mulheres. Mulheres fortes, mães guerreiras. Obrigado pela oportunidade!
Clauber Deodoro, integrante da Diretoria do SEEACONCE:
Eu queria dizer pra vocês que o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, comemora essa data. Mas o dia de vocês é todos os dias. Vocês são muito valiosas e guerreiras. E nós, homens, temos que aprender a respeitá-las. Temos que dar um basta nesse feminicídio, que tá demais no nosso País. Não somos donos de ninguém. Vocês não são propriedade nossa. Temos que fazer uma campanha pra dar um basta. Porque tá demais! O 8 de março surge com mulheres que foram lutar pelos seus direitos e foram torturadas e queimadas. A luta começou ali, e não podemos deixar que se acabe. Parabéns, mulheres. Vocês são guerreiras. A raiva que muitos homens têm é que hoje vocês não dependem mais deles. A revolta deles é isso. Temos que dar um basta no machismo e no feminicídio.
Lucilene Ribeiro, integrante da Diretoria do SEEACONCE:
A mulher praticamente é tudo na vida da gente. Se estamos todos aqui hoje, foi por causa de grandes mulheres.
Nós temos direito é a tudo. E lugar de mulher é onde ela quiser. E hoje reservei para este momento um ato de muita importância e muita emoção: a filiação da minha filha ao SEEACONCE, como trabalhadora integrante da categoria, com muito orgulho.