Respeitando a escolha feita por todos os trabalhadores representados pelo Sindicato, SEEACONCE destaca importância histórica de vitória de Lula para a democracia, o povo brasileiro, os direitos trabalhistas.
Sabemos que a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras vai muito além e é muito maior do que as eleições. Acontece todos os dias e a cada instante. Nunca para e está apenas começando.
Mas certas vitórias são históricas, porque fundamentais. Demarcadoras. Decisivas!!! Assim foi na luta em defesa da democracia e contra uma máquina pública utilizada como nunca antes, em favor de um candidato e contra a livre escolha popular
Houve quebra de igualdade de condições de concorrência e tentativa de beneficiar um dos candidatos, com inúmeros “benefícios” feitos às pressas pelo atual governo em pleno ano eleitoral, desrespeitando a tão falada “responsabilidade fiscal”: redução casuística do preço da gasolina às vésperas das eleições, auxílio para algumas categorias que apoiavam o presidente-candidato, aumento no valor de outros auxílios….
Como se fosse pouco, até mesmo o aparato policial e policial rodoviário, que deveria cumprir sua função de agente público e manter isonomia, cuidando para que a eleição acontecesse sem problemas e em condições justas, foi utilizado para procurar gerar condições que favorecessem o presidente-candidato. Muitos eleitores do Nordeste tiveram dificuldade para chegar até as urnas, com estranhas e atípicas “operações” nas estradas.
Mesmo assim, a vontade do povo prevaleceu. Quem venceu as eleições, não por uma pequena margem, mas sim contra grandes condições contrárias e em uma disputa extremamente desigual, foi o candidato que propôs aumento real do salário mínimo, todos os anos, em percentual maior que o reajuste da inflação. Que propôs mais investimentos no SUS, na saúde pública, na educação, na infraestrutura do País, para gerar mais e melhores empregos, se preocupando também com os direitos trabalhistas dos terceirizados e dos trabalhadores por “job” e por aplicativos.
Venceu as eleições o candidato que propôs mais amor às famílias, com mais livros e menos armas. Mais respeito a todas as religiões, sem desrespeitar a fé das pessoas tentando utilizá-la em benefício eleitoral. Mais dignidade para o povo mais pobre, que ganha menos e precisa de mais programas sociais, além de condições para voltar a ter seu filho fazendo faculdade, melhorando de vida, conquistando vitórias e promovendo na prática mobilidade entre classes sociais neste País.
O único trabalhador a ter presidido o Brasil voltará a partir de janeiro de 2023 a ser presidente da República, em uma eleição decisiva não só para nosso País, mas para o mundo. A eleição de Lula contribui de forma essencial para barrar o avanço de forças de extrema direita que preocupam todo o planeta, também pelos aspectos da produção de alimentos, dos cuidados com o meio-ambiente, dos direitos trabalhistas e das condições de trabalho na complexa realidade destes tempos de tantas mudanças.
A vitória de Lula também contribui para unir o povo brasileiro, o que foi o pedido e a proposta do presidente eleito, em seu primeiro discurso. Muito diferente do que faria o outro candidato, que a cada pronunciamento ao longo de quatro anos de governo destilou ódio, divisão, preconceito, procurava jogar uns contra os outros e criar falsos fantasmas e inimigos, em uma estratégia para esconder a própria incompetência e sua péssima gestão, reprovada pelos brasileiros mesmo com tantos “agrados” eleitoreiros de última hora.
Nós, trabalhadores e trabalhadoras de asseio e conservação, limpeza pública, imobiliárias, condomínios, seguiremos onde sempre estivemos, todos os dias: lutando todos os dias pelo sustento de nossas famílias, mas sempre preocupados com quem tem menos, quem pode menos, quem precisa de mais ajuda.
Agora, com Lula, teremos caminhos para construir juntos uma vida digna para todo o povo brasileiro, em especial para as dezenas de milhões de pessoas que sofrem com a fome, a miséria, o desrespeito, a profunda injustiça, o enorme fosso entre os que têm mais e os que nada têm. Após essa grande e histórica conquista, a luta recomeça! Vamos firmes, vamos fortes. Parabéns a todos e todas!
Na luta, conte sempre com o SEEACONCE. Juntos somos fortes!