SEEACONCE e terceirizados da Cagece realizaram manifestação na Aldeota nesta segunda, 12/9, por respeito a salários e direitos pela empresa Somos

postado em: Notícias | 0

Trabalhadores e trabalhadoras que prestam serviço à Cagece realizaram, na manhã e em parte da tarde desta segunda-feira, 12/9, na Aldeota, manifestação na sede da empresa Somos Capital Humano Ltda, que vem atrasando salários e diversos direitos dos trabalhadores, sem dar explicações nem atender os trabalhadores que telefonam ou visitam a sede da empresa.

A empresa é contratada pela Cagece. Tanto a Cagece quanto o Governo do Estado conhecem a situação e não agem para evitar o problema, que aflige trabalhadores atuantes em municípios como Fortaleza, Quixadá, Tianguá e Acopiara, com atrasos de direitos como férias e rescisões salariais, falta de entrega de EPIs, atrasos constantes no pagamento do vale-alimentação.

O Seeaconce, sindicato dos trabalhadores de limpeza pública e asseio e conservação, que representa os terceirizados que atuam nas unidades da Cagece, já apresentou diversas ações na Justiça e reclamações no Ministério Público do Trabalho, mas continua a situação de desrespeito aos direitos dos trabalhadores.

Cerca de 60 trabalhadores participaram da manifestação desta segunda-feira, com carro de som em frente ao edifício Metropolitan, prédio luxuoso onde se localiza a sede da empresa Somos, que atrasa direitos básicos de trabalhadores que ganham muito pouco. “Somos Capital Desumano” diziam os coletes e cartazes utilizados pelos trabalhadores.

Penha Mesquita, presidente do Seeaconce, ressaltou em sua fala a urgência dos trabalhadores em uma resposta concreta por parte da empresa, com o imediato cumprimento das obrigações, e conclamou Cagece e Governo do Estado a não mais serem omissos quanto à situação dos trabalhadores. Também destacou a necessidade de a empresa agir de forma respeitosa com os trabalhadores, com um canal de diálogo e com atenção às demandas.

Após horas de espera, os trabalhadores conseguiram ser recebidos, em pé e em um salão no pilotis do edifício, por um advogado representante da empresa, com a presença de policiais que ajudaram a chamar a empresa para dialogar.

O advogado escutou as demandas e reivindicações dos trabalhadores quanto à falta de cumprimento de pagamentos em diversos itens, por parte da Somos Capital Humano. A empresa garantiu que fará até a tarde desta terça-feira, 13/9, o pagamento dos débitos relacionados a férias e a rescisões salariais. E ficou de responder até o fim da tarde desta segunda quanto aos demais itens de cobrança pelos trabalhadores.

Josenias Gomes, diretor do Seeaconce, avaliou a manifestação como vitoriosa mas apontou que o sindicato voltará a cobrar a empresa Somos nesta terça-feira, quanto a respostas concretas a cada item de reivindicação, cada direito em atraso.