O Seeaconce, com sua presidente, Penha Mesquita, e diversos integrantes de sua diretoria, participou na manhã desta quarta-feira, 9/4, do seminário sobre liberdade sindical e luta contra práticas antissindicais, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-CE).
Na ocasião foi apresentada a atuação da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis) para este ano no Ceará. O evento aconteceu no auditório do MPT-CE, reunindo autoridades e entidades sindicais que debateram estratégias de fortalecimento da liberdade sindical e a inclusão no movimento sindical.
No seminário, Penha Mesquita denunciou práticas antissindicais como sendo parte da realidade enfrentada pelo Seeaconce, todos os dias. “Tem carros de secretarias, de órgãos públicos, que levam trabalhadores ao sindicato, para pedirem para retirar a taxa de filiação sindical. Chega trabalhador levando sozinho várias cartas de desfiliação. É uma realidade lamentável e desafiadora”, destacou.
“A prática antissindical é muito grande nas categorias representadas pelo nosso sindicato”, reforçou. A entidade representa trabalhadores/as de limpeza pública, asseio e conservação, merendeiras, entre vários outros terceirizados.
Para o Seeaconce, o seminário desta quarta-feira foi um momento importante na luta pela defesa dos direitos trabalhistas, reforçando as importantes ações que vêm sendo realizadas pelo MPT-CE. O sindicato manifesta sua gratidão a todos/as que fazem o Ministério Público do Trabalho no Ceará, pelo apoio diário às ações de defesa dos trabalhadores, em audiências de mediação, encaminhamento de denúncias de violações a direitos trabalhistas, atrasos de salários, entre outras situações. Reforçar a luta do MPT-CE é reforçar a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras no Ceará!