8 de janeiro – Democracia resiste

🗓️8 de janeiro. Há dois anos o Brasil sofria com umas das mais tristes e lamentáveis páginas de sua história. Uma tentativa de golpe de Estado, de desestabilização do governo federal eleito e recém-empossado, uma enorme ação de destruição das sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, com inúmeros prejuízos e uma grande vergonha mostrada ao mundo inteiro na TV e nas redes sociais.

Dois anos depois, 485 investigações em andamento estão no Supremo Tribunal Federal.

Dos mais de 2 mil investigados, 371 já foram condenados. 78 pessoas seguem presas preventivamente e aguardam julgamento. Mais de 500 pessoas admitiram culpa e fizeram acordo, pagando multas. Mais de 200 pessoas foram condenados por crimes graves! Com penas 3 a 17 anos de prisão. Em regime fechado. Mostrando que não pode haver impunidade para quem chega tão longe em seu desprezo pela democracia, pelas instituições da República e pela livre escolha popular nas eleicões. Destes, 71 já iniciaram o cumprimento da pena. Mais de 100 estão foragidos.

Meses após o 8 de janeiro de 2023, vieram à tona outros documentos e provas de que a tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito era um projeto planejado, de muitas pessoas, inclusive com o ex-presidente Bolsonaro indiciado, por sua participação direta na tentativa de desrespeitar o resultado das eleições e de continuar no poder com um golpe militar, em pleno século XXI.

💪🏼Nosso povo diz não à tentativa de golpe e sim à democracia. Lembrar o 8 de janeiro é fundamental. Para que sejam apuradas as responsabilidades de todos os envolvidos. Para que nosso país siga na democracia e no respeito às escolhas feita pelo povo nas urnas. Para que tenhamos governos que respeitem as leis e não queiram se eternizar no poder por meio de golpe. Para que haja respeito à memória de todas as vítimas da ditadura civil militar empresarial que maltratou nossa gente e nosso País por longos 21 anos. Para que isso nunca mais se repita. O Seaaconce levanta essa bandeira e convida a um dia de reflexões e ações sobre o tema. Viva o Brasil! Viva a democracia! Viva o povo brasileiro!

#seeaconce #ADemocraciaResiste