Trabalhadores de limpeza pública de Fortaleza compareceram em massa à sede do Seeaconce, na tarde desta quinta-feira, e aprovaram a pauta de reivindicações apresentada pela diretoria do Sindicato, para ser levada ao sindicato patronal. A assembleia contou com transmissão online pelo Instagram do Seeaconce.
A categoria aprovou por unanimidade a pauta de reivindicações elaborada pela diretoria do sindicato, que inclui pleitear reajusta salarial real de 4%, além da reposição da inflação. A pauta também inclui a reivindicação de reajustes nos valores dos atuais direitos e a inclusão de novos direitos, como 50% do valor da diária para quem trabalhar domingo, mesmo com a folga na semana como compensação desse dia trabalhado.
Foi um passo importante na Campanha Salarial 2025, com a assembleia chamando atenção pela intensa participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, que lotaram a sede do Seeaconce, na Rua São Paulo, 1037, Centro.
Penha Mesquita, presidente do sindicato, fez um resumo do histórico de lutas e conquistas dos trabalhadores de limpeza pública, apontando que nenhum direito veio “de graça”. Tudo foi conquistado com muita luta. Penha agradeceu pela presença de tantos trabalhadores e ressaltou que esse grande comparecimento reforça a categoria para as negociações com o sindicato patronal.
Outros integrantes da diretoria enfatizaram a importância da grande participação como meio de fortalecer o sindicato para as negociações com os patrões. E destacaram uma série de direitos que foram conquistados, ao longo do tempo, pelos trabalhadores, por meio da luta organizada, com o sindicato.
Josenias Gomes, Amadeus Paixão, João Batista estiveram entre os que se pronunciaram, agradecendo aos trabalhadores e conclamando a seguir na luta. Também pediram que os trabalhadores de diversos bairros e atuantes em várias empresas levantassem as mãos, confirmando a representatividade de várias regiões da cidade, com trabalhadores presentes à assembleia.
O Seeaconce realizou também na quinta-feira a assembleia com os trabalhadores de asseio e conservação e outros terceirizados. No dia 18/10 acontecem as assembleias no Interior, em diversos municípios. Acompanhe pelas redes sociais do Seeaconce e em www.seeaconce.org.br.