Vitória dos trabalhadores e das trabalhadoras!. Após realizar manifestação na rua do Hospital Municipal de Caucaia e de ser recebido pelo secretário de Saúde de Caucaia, o SEEACONCE conseguiu obter da secretaria o compromisso de que todos os trabalhadores do hospital, da Maternidade Santa Terezinha e de UPAs do município que estão com salário atrasado desde o dia 5 receberão seu pagamento até terça-feira, 24/1.
Nos últimos dias o SEEACONCE denunciou que trabalhadores e trabalhadoras terceirizados de asseio e conservação do Hospital Municipal de Caucaia estão com o salário de dezembro atrasado. Os trabalhadores terceirizados procuraram o Sindicato pedindo apoio para tentar que a Prefeitura de Caucaia interviesse para a realização dos devidos pagamentos, aos trabalhadores contratados pela empresa Mais Serviços.
Antes da manifestação desta sexta-feira, o SEEACONCE havia visitado a empresa Mais Serviços e também o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – INTS, contratado pela Prefeitura para a gestão do hospital. Sem solução para o problema, o Sindicato e os trabalhadores realizaram paralisação e manifestação na manhã desta sexta-feira.
“Reivindicamos da Prefeitura de Caucaia esclarecimentos sobre o porquê dessa situação e, principalmente, a urgente quitação de todos os valores devidos pela empresa de terceirização aos trabalhadores e às trabalhadoras, que dependem desses recursos pra levar pra casa o pão de cada dia”, destacou Penha Mesquita, presidente do SEEACONCE, que visitou o hospital na tarde de quarta-feira, 18/1, na companhia de outros diretores do Sindicato, e coordenou as atividades dos trabalhadores nesta sexta, incluindo a paralisação do trabalho por algumas horas.
Após a manifestação, que contou com a participação de diversos diretores e diretoras do SEEACONCE e com dezenas de trabalhadores e trabalhadoras nas proximidades do hospital municipal, uma comissão de sindicalistas e de um trabalhador foi recebida na Secretaria de Saúde de Caucaia.
O secretário de saúde do município, Zózimo Medeiros, se mostrou disposto a um diálogo permanente com o sindicato e assumiu o compromisso de realizar ainda nesta sexta um pagamento ao INTS. Também afirmou que até terça-feira todos os trabalhadores terceirizados de asseio e conservação das unidades de saúde do Município receberão o salário que está em atraso.
Na reunião também foi colocada a situação de atrasos com outros prestadores de serviços e fornecedores de produtos, além da reclamação de trabalhadores de asseio e conservação quanto a práticas de assédio moral por alguns médicos e médicas. O secretário solicitou que os trabalhadores enviem as denúncias à Ouvidoria, para a devida apuração.
Após a reunião com o secretário, Penha Mesquita e os demais diretores do Seeaconce presentes, como Josenias Gomes, Neuma Ferreira, Lucilene Soares, Amadeus Paixão, João Batista, Maury Maia, Marinete, Hirma Lopes, Clauber Deodoro, entre outros, comunicaram aos trabalhadores reunidos na manifestação nas proximidades do hospital o compromiso assumido, de o dinheiro estar na conta de todos e todas até terça-feira, 24/1.
“Tivemos uma vitória, mas seguiremos atentos. Se o dinheiro não cair até terça-feira, quarta-feira cedinho estamos aqui novamente”, antecipou Josenias Gomes, falando aos trabalhadores.
Penha e os diversos diretores parabenizaram todos os trabalhadores pela luta, considerando que a paralisação de atividades por algumas horas e a realização da manifestação foram essenciais para que o grupo fosse chamado para reunião pela Secretaria de Saúde. “Vamos seguir na luta. Juntos somos fortes!”, destacou Penha Mesquita.