Vitória! Encerrada a greve dos trabalhadores de limpeza pública de Juazeiro do Norte. Seeaconce e profissionais conquistaram pagamento dos direitos devidos e compromisso de quitação total até 10/12
Trabalhadores de limpeza pública de Juazeiro do Norte, contratados pela empresa MM para prestar serviço à Prefeitura local, paralisaram atividades e entraram em greve na quinta-feira e na sexta-feira, 17 e 18 de novembro. A greve foi encerrada nesta sexta, com vitória dos trabalhadores, após pagamentos feitos pela empresa MM, Plano de Saúde dos trabalhadores colocado em dia e retomando atendimento.
A empresa também assumiu compromisso de quitar todos os valores devidos até 10/12, com a segunda parcela de 50% da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e com a entrega de uma cesta básica a cada trabalhador/a, até essa data.
Os trabalhadores e as trabalhadoras garis haviam realizado nova manifestação na sexta-feira em frente à sede da empresa, com faixas e cartazes cobrando que a empresa cumpra a convenção coletiva da categoria e coloque em dia direitos devidos, como a Participação nos Lucros e Resultados, atrasada desde agosto, e o Plano de Saúde, cuja operadora vem barrando os trabalhadores e dependentes, no momento de consultas médicas, por falta de pagamento pela empresa.
Toda a diretoria do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação, Locação e Administração de Imóveis Comerciais, Condomínios e Limpeza Pública do Estado do Ceará (Seeaconce) foi a Juazeiro do Norte, para dar apoio aos trabalhadores em manifestação. Penha Mesquita, presidente do sindicato, Josenias Gomes, diretor financeiro, e Ronaldo Araújo, representante no Cariri, estiveram entre os participantes que participaram de negociação com os diretores da empresa MM.
“Viemos apoiar os trabalhadores e mostrar à sociedade a situação dos trabalhadores e das trabalhadoras de Juazeiro do Norte, fundamentais para a limpeza pública e para a saúde da população, assim como para manter a cidade limpa para os romeiros que a visitam”, destacou Maury Maia, integrante da diretoria do Seeaconce. “Viemos cobrar uma resposta da empresa e da Prefeitura de Juazeiro do Norte. Felizmente, conseguimos que fosse resolvida a situação desses trabalhadores. Vitória dos profissionais e do Seeaconce”, complementa.
Josenias Gomes ressalta o agradecimento do Seeaconce a todas as entidades sindicais que contribuíram para que houvesse apoio à greve e sucesso nas negociações. “Queremos agradecer a todos os trabalhadores, a todas as entidades que participaram, ao ex-senador e ex-secretário Inácio Arruda, ao professor Aurélio, representante do Sindicato Apeoc; à Marcia, representante do Sindisaude, ao Emanuel, do Sindicam. Todas essas entidades se somaram ao Seeaconce e foram fundamentais nessa luta e nessa grande vitória. Seguiremos atentos, acompanhando a situação dos trabalhadores”.