Trabalhadores terceirizados da Cagece, contratados pela empresa Somos, voltam a sofrer com atrasos de salários e direitos. SEEACONCE denuncia e cobra providências ao MPT e ao Governo do Estado

postado em: Notícias | 0

Atrasos de salários e direitos trabalhistas, desrespeito aos terceirizados, negligência com pais de família e com a sociedade como um todo, que depende dos serviços públicos. O Sindicato dos Empregos em Empresas de Asseio e Conservação, Locação e Administração de Imóveis Comerciais, Condomínios e Limpeza Pública do Estado do Ceará (SEEACONCE) volta a vir a púbico para denunciar novos atrasos de pagamento de salário e de direitos pela empresa SOMOS CAPITAL HUMANO, responsável pela contratação de trabalhadores terceirizados que atuam em unidades da CAGECE em FORTALEZA, QUIXADÁ, TIANGUÁ, SOBRAL, ACOPIARA e outras cidades.

Após repetidos problemas desse tipo ao longo de 2021 e nos primeiros meses deste ano, como destacado em nota publicada pelo SEEACONCE em 9 de fevereiro e em 9 de março do corrente, a empresa SOMOS infelizmente volta a desrespeitar os trabalhadores e as leis trabalhistas, com novos atrasos. Isso apesar das diversas ações judiciais já apresentadas pelo Sindicato, em favor dos trabalhadores e em cobrança à SOMOS.

Essa postura da empresa, mais uma vez atrasando pagamentos, gera problemas graves para os trabalhadores, que dependem do salário para colocar comida na mesa da família. São pessoas humildes, que têm no seu salário a única fonte de recursos para o próprio sustento e o de seus familiares. Para o SEEACONCE, é inadmissível a falta de segurança para os trabalhadores quanto ao direito mais básico, de receber seu salário até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado.

Também houve problemas com a SOMOS com o pagamento em dia de outros direitos dos trabalhadores. Mas o atraso do salário é o mais prejudicial, porque vem acontecendo em vários meses, de forma repetida, com total indiferença da direção da empresa. Uma demonstração de sensação de impunidade, de que tal comportamento pode ser realizado sem que haja consequências nem no âmbito comercial, com a CAGECE decidindo buscar outra empresa, nem no âmbito da Justiça do Trabalho. O Governo do Estado, por sua vez, não se pronuncia, permitindo que essa situação lamentável continue.

O SEEACONCE apela por providências ao Ministério Público do Trabalho à Cagece e ao Governo do Estado. O Sindicato continuará acompanhando o caso detalhadamente e, no que estiver a seu alcance, recorrerá a novas medidas judiciais, em prol de uma solução para os trabalhadores e trabalhadoras. Além de realizar manifestações e de dar ampla divulgação ao caso, cobrando respostas por parte da SOMOS e da CAGECE.

Na luta conte sempre com o SEEACONCE. JUNTOS SOMOS FORTES!

Todas as ações judiciais movidas pelo SEEACONCE contra a empresa SOMOS Capital Humano requerem multa à empresa por:
– atraso de salário,
– férias pagas com atraso
– vale-alimentação e cesta básica em atraso
– diárias pagas em atraso
– entre outras irregularidades

Números dos processos judiciais movidos pelo SEEACONCE contra a empresa SOMOS Capital Humano:
0000821-37.2022.5.07.0026 – Única Vara do Trabalho de Iguatu
0000725-13.2022.5.07.0029 – Única Vara do Trabalho de Tianguá
0000259-40.2022.5.07.0022 – Única Vara do Trabalho de Quixadá
0000487-57.2022.5.07.0008 – 8a. Vara do Trabalho de Fortaleza
0000573-35.2022.5.07.0038 – 2a. Vara do Trabalho de Sobral