NOTA DO SEEACONCE EM SOLIDARIEDADE ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA POLICIAL NO DIA 02 DE OUTUBRO NO IFCE CAMPUS FORTALEZA
O Seeaconce repudia todas as formas de violência. E no dia 02 de outubro, domingo, dia das eleições municipais em todo o Brasil, sete pessoas foram agredidas, dentre elas o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará Inácio Arruda, no Instituto Federal do Ceará – IFCE – Campus Fortaleza, durante uma má abordagem policial que procurava mulheres suspeitas de boca de urna.
No episódio, os policiais demonstraram autoritarismo e abuso de poder, e também ignorando os apelos da população local que negavam que as mulheres realizavam boca de urna, agrediram as seguintes pessoas: a jornalista sindical Andrea Oliveira, a presidenta da União da Juventude Socialista do Ceará (UJS Ceará) Germana Amaral, a médica e coordenadora do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz Teresinha Braga, e suas duas filhas Nara e Clara Arruda, também filhas de Inácio Arruda. O terceiro filho do casal também foi agredido, Vítor Arruda.
É papel da Justiça Eleitoral investigar e decidir a culpa ou a inocência das acusadas, sendo desnecessária qualquer forma de agressão física ou verbal. Por mais que houvesse a suspeita de atitude ilegal por parte das mulheres agredidas, nada justifica a violência de vários policiais contra cinco mulheres desarmadas e sem condições de se defender. No mês em que celebramos o Outubro Rosa, a sociedade se une em defesa da vida e da saúde das mulheres. É inaceitável qualquer postura oposta neste sentido!