Nota do Seeaconce em solidariedade às vítimas de violência policial no dia 02 de outubro no IFCE campus fortaleza

NOTA DO SEEACONCE EM SOLIDARIEDADE ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA POLICIAL NO DIA 02 DE OUTUBRO NO IFCE CAMPUS FORTALEZA

O Seeaconce repudia todas as formas de violência. E no dia 02 de outubro, domingo, dia das eleições municipais em todo o Brasil, sete pessoas foram agredidas, dentre elas o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará Inácio Arruda, no Instituto Federal do Ceará – IFCE – Campus Fortaleza, durante uma má abordagem policial que procurava mulheres suspeitas de boca de urna.

No episódio, os policiais demonstraram autoritarismo e abuso de poder, e também ignorando os apelos da população local que negavam que as mulheres realizavam boca de urna, agrediram as seguintes pessoas: a jornalista sindical Andrea Oliveira, a presidenta da União da Juventude Socialista do Ceará (UJS Ceará) Germana Amaral, a médica e coordenadora do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz Teresinha Braga, e suas duas filhas Nara e Clara Arruda, também filhas de Inácio Arruda. O terceiro filho do casal também foi agredido, Vítor Arruda.

É papel da Justiça Eleitoral investigar e decidir a culpa ou a inocência das acusadas, sendo desnecessária qualquer forma de agressão física ou verbal. Por mais que houvesse a suspeita de atitude ilegal por parte das mulheres agredidas, nada justifica a violência de vários policiais contra cinco mulheres desarmadas e sem condições de se defender. No mês em que celebramos o Outubro Rosa, a sociedade se une em defesa da vida e da saúde das mulheres. É inaceitável qualquer postura oposta neste sentido!